AVA — sistema de gestão de aprendizagem
- carolvieiraeditora
- 8 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Este não vai ser um post com início, meio e fim. Não ainda. Começo esse relato quase no final da semestre de estudos da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem do Mestrado em Pedagogia do E-learning. Quero fazer deste post um diário de aprendizados, um resumo dos conhecimentos desenvolvidos com os estudos realizados neste semestre e por isso ele não terminará hoje.
Os conhecimentos desenvolvidos e aprimorados nesta disciplina começaram justamente com a idealização e construção deste e-portifólio pessoal. Curiosamente, este já era um recursos que eu pretendia utilizar, só não tinha encontrado a motivação ideal para inicia-lo, o que acabou acontecendo com a orientação do professor António.
A segunda etapa deste percurso, veio com a discussão sobre os ecossistemas digitais de aprendizagem. Neste momento, deparei-me como uma outra forma de definir e caracterizar as comunidades digitais já bem estabelecidas; e com os papéis dos atores bióticos e abióticos no contexto do uso das tecnologias de aprendizagem. Contudo, fiquei com a sensação de que ainda precisamos avançar mais no quesito mudança cultural, para que o conceito de ecologia do conhecimento caminhe lado a lado com o que entendemos hoje de evolução tecnológica na educação.
No terceiro degrau desta caminhada, nos deparamos (meus colegas e eu) com o estudo e o uso propriamente dito de ferramentas da web 2.0 para construção da aprendizagem em ambientes virtuais. Para além de ler e discutir a respeito, neste momento foi possível termos a experiência prática da utilização de uma ferramenta, o que foi bastante rico, embora, na minha opinião, o grupo não tenha absorvido muito bem o "espírito" da proposta. Confesso que, às vezes, me sinto um tanto deslocada entre meus colegas, pois tenho a dinâmica de conversas rápidas e objetivas da internet muito intrínseca em meu modo de interação e, em maioria, eles são demasiado filosóficos e pouco objetivos em suas contribuições.
Para iniciar este último degrau, estivemos em uma discussão no Facebook, o que pra mim foi muito interessante e me fez, inclusive, ver a plataforma com outros olhos e imaginar diversas possibilidades para ela. Embora usuária frequente, não tinha utilizado com esse viés de ensino ainda e achei as possibilidades muito promissoras.
Ainda falta um pouco para concluirmos esta última etapa, mas voltarei para contar...
Comentarios